2 atividade - Os cinco reinos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

2 atividade - Os cinco reinos

Mensagem  Admin em Sex Mar 11, 2011 11:03 am

Escolha entre um dos cinco reinos, animalia, monera, plantae, protista, fungi, pesquise as caracteristicas do reino e seres vivos que pertencem a esse reino, postem no forum e anote no caderno para construção de um painel em sala. Pode ser feito em grupos de 3.

Admin
Admin

Mensagens: 6
Data de inscrição: 11/02/2011

Ver perfil do usuário http://saoroque.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

animalia

Mensagem  jonathan em Qui Mar 17, 2011 10:55 am

O Reino Animalia abrange todos os animais, por possuírem características comuns: organismos eucariontes multicelulares heterótrofos, além de obter seus alimentos do meio onde vivem, por ingestão. Porém é possível encontrar algumas exceções entre os animais devido a fatores como a adaptação, como por exemplo, os endoparasitas que perderam a capacidade de ingerir alimentos e os obtêm por absorção direta dos líquidos do corpo do hospedeiro.








Jonathan.R.Reichel Eugenio.Zomer

jonathan
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 2 atividade - Os cinco reinos

Mensagem  valmor em Qui Mar 17, 2011 11:13 am

trodução

Monera é um obsoleto reino biológico e o pioneiro na classificação científica dos outros cinco. Ele compreende muitos organismos com organização celular procarionte (organismos unicelulares sem a membrana que envolve o núcleo – carioteca - e sem a presença de proteínas associadas ao DNA).

Por esta razão, este reino foi algumas vezes chamado de Procariota ou Procariotae. Antes de sua criação, os seres vivos desta espécie foram considerados como duas divisões das plantas: Esquizomicetas ou bactérias (incluindo a maior parte dos procariontes, que eram considerados fungos) e Cyanophyta onde eram incluídas as algas azuis-esverdeadas, que posteriormente passou a pertencer ao grupo das bactérias, comumente chamado de Cyanobactérias.

Outras informações sobre o Reino Monera

Recentes análises da seqüência de DNA e RNA, têm demonstrado que há dois grupos principais de procariontes: Bactéria e Archae (organismos procariotas, geralmente quimiotróficos – não necessitam de oxigênio -, capazes de sobreviver em lugares extremos).

A partir da divisão do reino monera em Archae e Bactéria, surgiu um sexto reino. Conseqüentemente, todos os novos esquemas abandonaram o anterior e passaram a adotar esta mais nova classificação. Atualmente, Bactéria, Archae e Eucariota (núcleo envolto por membrana) estão classificados em domínios separados.

Bactéria e Archae

Eubactéria e Archae se diferem de forma perceptível quando estão em ambientes favoráveis a sua sobrevivência.

A maioria das eubactérias está em contato com o homem, as mais conhecidas são a e.coli e a salmonela.

As archaebactérias sobrevivem em condições extremas, como por exemplo, fontes de água quente, ambientes ácidos, grandes profundidades de geleiras e podem respirar até metano.



valmor
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

funji

Mensagem  thomas em Qui Mar 17, 2011 11:16 am

Antes da introdução dos métodos moleculares de análise filogenética, os taxonomistas consideravam que os fungos eram membros do reino Plantae devido a semelhanças nos seus modos de vida: tanto os fungos como as plantas são na sua maioria imóveis, e apresentam semelhanças na morfologia geral e no habitat em que se desenvolvem. Tal como as plantas, muitas vezes os fungos crescem no solo, e no caso dos cogumelos formam corpos frutíferos conspícuos, que por vezes se assemelham a plantas como os musgos. Os fungos são agora considerados um reino separado, distintos das plantas e animais, dos quais parecem ter divergido há cerca de mil milhões de anos.[6][7] Algumas caraterísticas morfológicas, bioquímicas, e genéticas são partilhadas com outros organismos, enquanto outras são exclusivas dos fungos, separando-os claramente dos outros reinos:
thomas eluan

thomas
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum